O FRACASSO ESCOLAR EM PESQUISAS ACADÊMICAS NA ATUALIDADE
Resumo
Esse estudo, de abordagem qualitativa, analisou concepções de fracasso escolar e proposições práticas para o seu enfrentamento, presentes em trabalhos acadêmicos da área da Educação. O referencial teórico contou com os aportes de Maria H. Patto (1999), Paulo Freire (1987) e Pierre Bourdieu (1992). A investigação permitiu concluir que, na atualidade, o fracasso escolar tende a ser discutido, em nível da teoria, a partir de uma visão mais ampla, que busca contextualizar e evidenciar os múltiplos fatores de sua produção. Isso parece indicar um avanço, uma vez que supera concepções anteriores fragmentadas e focalistas. Os achados reafirmam a necessidade de buscar alternativas teórico-práticas que potencializem a garantia do direito ao acesso e permanência à uma educação com qualidade social.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n2.ano2022.art538
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