O FRACASSO ESCOLAR EM PESQUISAS ACADÊMICAS NA ATUALIDADE

Fernanda Quatorze Voltas, Antonio Francisco de Castro Neto, Bianca Luiza Néris Sabino, Tayná Cassaro dos Santos

Resumo


Esse estudo, de abordagem qualitativa, analisou concepções de fracasso escolar e proposições práticas para o seu enfrentamento, presentes em trabalhos acadêmicos da área da Educação. O referencial teórico contou com os aportes de Maria H. Patto (1999), Paulo Freire (1987) e Pierre Bourdieu (1992). A investigação permitiu concluir que, na atualidade, o fracasso escolar tende a ser discutido, em nível da teoria, a partir de uma visão mais ampla, que busca contextualizar e evidenciar os múltiplos fatores de sua produção. Isso parece indicar um avanço, uma vez que supera concepções anteriores fragmentadas e focalistas. Os achados reafirmam a necessidade de buscar alternativas teórico-práticas que potencializem a garantia do direito ao acesso e permanência à uma educação com qualidade social.


Palavras-chave


Fracasso escolar. Superação do fracasso escolar. Exclusão na escola.



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n2.ano2022.art538

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