A mediação da obra literária Quando me descobri negra com adolescentes, em contexto hegemônico: contribuições para uma educação antirracista

Alessandra Vaz da Silva Francica

Resumo


Este trabalho apresenta o percurso de mediação de leitura
de obra com presença negra realizado, remotamente, com
alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, em escola
particular na zona oeste de São Paulo. Com propósito de
destacar caminhos possíveis na construção de uma educação
antirracista, principalmente em relação às práticas de leitura
literária na escola, verificou-se que os diálogos literários
críticos promovidos a partir e sobre a leitura literária,
potencialmente, suscitam primeiros ou novos olhares para
experiências de pessoas racializadas, oportunizando o
importante movimento de desnaturalização das violências
raciais cotidianas, e a necessária percepção dos privilégios
adquiridos por pessoas brancas para o enfrentamento ao
racismo.


Palavras-chave


Mediação de leitura. Educação antirracista. Práticas de leitura literária na escola. Racismo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n1.ano2022.art536

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