Educação e relações étnico-raciais: Instrumentos, ferramentas – intencionalidade e propósito

Rogério Salatini de Almeida

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão em
tópicos, com abordagem de tonalidade filosófica, que
aponta na direção de entender as práticas antirracistas
como desdobramentos de elementos maiores nas relações
de ensino-aprendizagem: a intencionalidade antirracista e
o propósito antirracista. Esses conceitos são atrelados ao
“método de cartografias” apresentado sob a ótica da artista
educadora Sumaya Mattar, com o intuito de desvelar tais
entendimentos pelo modo como propõe essa autora. E por
fim rascunha uma proposta de diferenciação entre as ideias
de “combate” e “resistência”, que podem ser entendidas no
termo “antirracista”, afirmando que a segunda, tendo por
base o pensamento de Gilles Deleuze, é uma forma em devir
de prática antirracista, e por isso dotada de uma potência de
ato criador.


Palavras-chave


Educação. Educação antirracista. Intencionalidade. Propósito. Arte educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n1.ano2022.art533

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