Três braços de rio: formação antirracista em escolas públicas de São Miguel Paulista

Erika Brasil Figueiredo, Joseli Magalhães Perezine, Leonardo Alves da Cunha Carvalho

Resumo


Este relato narra o entrelaçamento de iniciativas voltadas para
o enfrentamento do racismo em instituições de educação
básica e tecnológica na zona leste do município de São Paulo,
com foco na formação de professores e estudantes da rede
pública e na articulação territorial de pedagogias antirracistas.
Num contexto de significativa presença da população negra
vitimizada por múltiplas formas de violência, as ações
descritas são formas de intervenção envolvendo um projeto  de extensão do campus avançado do Instituto Federal de São Paulo, o coletivo Leste Negra e unidades escolares engajadas nesse campo de ação curricular. O artigo se propõe a mostrar como os sujeitos envolvidos desenvolveram atividades específicas que, em determinado momento histórico, acabaram por confluir.


Palavras-chave


Educação antirracista. Formação de professores. São Miguel Paulista.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n1.ano2022.art532

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