Cultura digital e os desafios no currículo: tecnologia e criatividade no Ensino Fundamental I

Ricardo Dias Pacheco Martins, Naissa Maria Silvestre Dias Hippler

Resumo


A Cultura Digital trouxe o mundo para a palma da mão,
mas milhares de dúvidas às cabeças. O mundo laboral se
transformou; a família percebeu alterações no modo de se
relacionar e a escola ainda patina em relação ao assunto.
Se faltava uma posição do Ministério da Educação, foi
lançada em 2017 e atualizada para versão final em 2018
a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se mostra
favorável ao uso das mídias digitais por parte da escola. Este
artigo mostra como o gestor pode aproveitar ao máximo os
aparatos tecnológicos para um currículo atrativo e que cause
participação. Para chegar a esse ponto, a discussão começou
com o levantamento sobre o papel da escola, com base em pesquisa que buscou os termos currículo, cultura e tecnologia.
Mostrou-se que à escola cabe preparar o ser para assumir seu papel no mundo, o que não significa exclusivamente qual profissão exercerá. O trabalho conclui que a criatividade alia os gestores aos demais pesquisadores da área da tecnologia, ou seja, deixando linha para prosseguir nesse estudo.


Palavras-chave


Ensino criativo. Gestão escolar. Educação e relações étnico-raciais: Instrumentos, ferramentas – intencionalidade e propósito

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n1.ano2022.art531

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