A mediação da obra literária Quando me descobri negra com adolescentes, em contexto hegemônico: contribuições para uma educação antirracista

Alessandra Vaz da Silva Francica

Resumo


Este trabalho apresenta o percurso de mediação de leitura de obra com presença negra, realizado, remotamente, com alunos do 8º ano, do Ensino Fundamental II, em escola particular na zona oeste de São Paulo. Com propósito de destacar caminhos possíveis na construção de uma educação antirracista, de maneira principal às práticas de leitura literária na escola, verificou-se que os diálogos literários críticos promovidos a partir e sobre a leitura literária, potencialmente, suscitam primeiros ou novos olhares para experiências de pessoas racializadas, oportunizando o importante movimento de desnaturalização das violências raciais cotidianas, e a necessária percepção dos privilégios adquiridos por pessoas brancas para o enfrentamento ao racismo.


Palavras-chave


Mediação de leitura; educação antirracista; práticas de leitura literária na escola; racismo.



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n1.ano2022.art516

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