Cultura digital e os desafios no currículo: tecnologia e criatividade no ensino fundamental 1

RICARDO DIAS PACHECO MARTINS

Resumo


A Cultura Digital trouxe o mundo para a palma da mão, mas milhares de dúvidas às cabeças. O mundo laboral se transformou; a família percebeu alterações no modo de se relacionar e a escola ainda patina em relação ao assunto. Se faltava uma posição do Ministério da Educação, foi lançado em 2017 e atualizada para versão final em 2018, a Base Nacional Comum Curricular, que se mostra favorável ao uso das mídias digitais por parte da escola. De quem é a culpa agora então? Este artigo mostra como o gestor pode aproveitar ao máximo os aparatos tecnológicos para um currículo atrativo e que cause participação. Para chegar a esse ponto, a discussão começou com o levantamento sobre o papel da escola, com base em pesquisa que buscou os termos currículo, cultura e tecnologia.  Mostrou-se que à escola cabe preparar o ser para assumir seu papel no mundo, o que não significa exclusivamente qual profissão exercerá. O trabalho conclui que a criatividade alia os gestores aos demais pesquisadores da área da tecnologia, ou seja, deixando linha para prosseguir nesse estudo.

Palavras-chave: ensino criativo; gestão escolar.

 


Palavras-chave


ensino criativo; gestão escolar.



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n1.ano2022.art514

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