Letramento racial nos anos finais da Educação Básica: uma prática pedagógica a partir da perspectiva da educação antirracista

Marília Alves Facco

Resumo


O objetivo deste artigo é compartilhar uma experiência pedagógica, ainda em andamento, realizada com alunos das séries finais da Educação Básica em uma escola particular da Zona Norte da cidade de São Paulo. A partir da perspectiva da educação antirracista, esse relato de experiência tem como base a proposição e implementação de uma disciplina eletiva, intitulada “Letramento racial: aprendendo a (des) aprender”, objetivando, como produto final, o processo de letramento racial em um espaço formal de ensino. Alinhada às Leis 10.639/03 e 11.645/08 e considerando alguns aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta disciplina corrobora a formação humana, com vistas a uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, uma vez que é uma proposta de ampliação de conceitos e conhecimentos tanto da história quanto da realidade social, cultural e política de um país tão miscigenado como o Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol11.n2.ano2021.art500

Apontamentos

  • Não há apontamentos.