Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista

Camila Beatriz da Silva Araújo, Thais Rotenberg Goldstein

Resumo


Este artigo tem como objetivo descrever as etapas de trabalho de uma sequência didática aplicada com o 4º ano do Ensino Fundamental 1, em uma escola particular na zona oeste de São Paulo (SP). O trabalho desenvolvido visa ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o contexto histórico e social na África e América coloniais, ressaltando os principais acontecimentos entre os séculos XVI a XIX, assim como os impactos da diáspora negra na sociedade brasileira contemporânea. Com o intuito de desconstruir preconceitos e despertar a empatia, a sequência didática foi desenvolvida por meio de atividades provocativas, analíticas e reflexivas, sendo possível evidenciar as origens dos elementos culturais afrobrasileiros, os impactos socioeconômicos da escravização e do processo abolicionista para a população negra, o racismo estrutural no Brasil e a importância da representatividade negra na política e na mídia como forma de resistência.

Palavras-chave


Diáspora negra. Racismo estrutural. Representatividade. Educação antirracista. Ensino Fundamental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art491

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