Culturas indígenas na escola: desafios e (re) descobertas para uma educação antirracista

Cinthya Verástegui

Resumo


As questões raciais no Brasil explicitam as relações históricas de dominação e lutas dos povos africanos e indígenas, duas das vertentes a partir das quais se formou o povo brasileiro. Ao atuar em sala de aula, observou-se a presença de relações preconceituosas e estereotipadas sobre as culturas indígenas pelas crianças, o que motivou o desenvolvimento do presente trabalho. Este ocorreu de maneira qualitativa, por meio da construção compartilhada do conhecimento, desenvolvido entre pesquisas e momentos de práticas culturais. É possível perceber que as visões estereotipadas sobre os povos indígenas, bem como as relações de preconceito, derivam do desconhecimento da ancestralidade das próprias crianças e suas famílias, e da necessidade da formação continuada dos professores que já atuam nas redes de ensino.

Palavras-chave


Identidade cultural. Diversidade cultural indígena. Educação formal. Ensino Fundamental

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art489

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