"Meu cabelo, minha história” – Vozes das crianças negras e não negras na escola: identidades, narrativas e memórias

Karina Santos da Silva

Resumo


Este relato de experiência apresenta uma prática pedagógica no contexto de ensino remoto, após o fechamento das escolas em março do ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O trabalho foi realizado no “ateliescola acaia” e abordaremos o projeto “Meu cabelo, minha história” e sua relação com o trabalho remoto no processo de alfabetização de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental 1. O projeto revelou quantas narrativas as crianças negras e não negras têm a dizer sobre suas vivências, em especial das crianças negras que deram vozes às situações de racismo vividas desde pequenas e a urgência da escola em ter o compromisso de garantir no currículo a (re)educação das relações étnico-raciais.

Palavras-chave


Educação. Crianças. Racismo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art488

Apontamentos

  • Não há apontamentos.