Comunidades Tradicionais, racismo ambiental e escola: um olhar para as políticas nacionais de educação

LISÂNGELA KATI DO NASCIMENTO

Resumo


Neste artigo discutiremos a relação entre comunidades tradicionais, racismo ambiental, identidade, escola, currículo e políticas nacionais de educação a partir dos resultados da pesquisa de pós-doutoramento, a qual teve como recorte espacial de análise a região do Vale do Ribeira-SP, onde se concentra o maior número de comunidades tradicionais do estado do São Paulo, incluindo quilombolas, caboclos, caiçaras e indígenas. Partindo do princípio que é papel da escola desenvolver concepções educativas e estratégias didáticas que favoreçam o enfrentamento de conflitos e discriminação entre grupos sociais, analisaremos a inserção de temáticas relacionadas às comunidades tradicionais nas políticas nacionais de educação e os principais desafios encontrados nas escolas públicas do Vale do Ribeira.


Palavras-chave


escola, comunidades tracionais, racismo ambiental, identidade, políticas nacionais de educação



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol11.n2.ano2021.art472

Apontamentos

  • Não há apontamentos.