A DIVERSIDADE DAS INFÂNCIAS NA LEGISLAÇÃO E NA PRÁTICA: DESAFIOS NA SUPERAÇÃO DO RACISMO

Zilma de Moraes Ramos Oliveira

Resumo


O artigo analisa como documentos curriculares para a Educação Infantil construídos pelos estados brasileiros em 2018 fazem referência à questão da diversidade das infâncias e problematizam as demandas e as ofertas de educação básica para as populações indígenas, do campo, ribeirinhas, quilombolas e outras que se definem como marcadas por tradições e histórias e por ocupar território diferente dos traçados urbanos.  Conclui que não basta uma legislação que aponte para as diversidades de modo inclusivo, e sim o incremento a práticas cotidianas que garantam o caminho da transformação, da derrubada de preconceitos e discriminações. Os projetos pedagógicos efetivados em todas as escolas de educação infantil devem assegurar uma ampliação cultural altamente criativa e humana, especialmente no que diz respeito a um currículo em ação antirracista. Faz-se necessária uma real transformação na formação de professores voltada para a percepção de que práticas racistas são condenáveis.

Palavras-chave


antirracismo; currículo; diversidade de infâncias

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art470

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