A ideologia de branqueamento nas imagens do Antigo Egito: Contribuições para práticas de ensino nos anos iniciais.

Sheila Perina de Souza

Resumo


A partir das reflexões a respeito da ideologia de branqueamento presente nas imagens veiculadas sobre o Egito Antigo, este trabalho pretende apresentar contribuições para prática em sala de aula por meio de um relato de prática desenvolvido no segundo ano do ensino fundamental. Inicialmente discutimos a carga ideológica do branqueamento presente na sociedade brasileira e de modo específico em São Paulo, e suas reverberações na escola contemporânea que apresenta dificuldades em cumprir as prescrições da Lei 11.645. Secundariamente, fundamentados em Diop (2011), Shoah (2004) e Oliva (2017) buscamos discutir a adesão do Brasil às imagens construídas sobre o Antigo Egito a partir da ideologia de branqueamento. Por fim, apresentamos um relato de prática em sala de aula com o objetivo de responder a questão feita por pelo importante intelectual brasileiro, Abdias do Nascimento (1978): “De que forma, onde e quando a história da África, o desenvolvimento de suas culturas e civilizações, as características do seu povo são ensinadas nas escolas brasileiras?”. Em nossa proposta didática disponibilizamos aos alunos o discurso dos egípcios antigos sobre si mesmos, apresentando a informação de que eles se autodenominavam como KMT (negros), ao invés de aderirmos ao discurso eurocêntrico, optamos por oferecer outro discurso, para desviar da história única sobre a África (ADICHIE, 2019). Ao discutirmos sobre Cleópatra em sala de aula apresentamos as pesquisas feitas por egiptólogos que apontam para sua identidade racial mista que difere das representações da midiáticas que tem embranquecido essa importante governante egípcia. Ao compartilharmos essa experiência buscamos colaborar para a construção de práticas não eurocêntricas desde a mais tenra idade na cotidianidade escolar. De maneira a construir caminhos que propiciem ensino da África a partir de uma perspectiva crítica, não apenas em datas comemorativas ou projetos, fundamentado na necessidade de combater a ideologia do branqueamento  no ensino, diariamente.


Palavras-chave


Antigo Egito – Ideologia de Branqueamento – Ensino Fundamental – práticas no ensino de África



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art461

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