Diálogos fora da colonialidade: considerações sobre a educação escolar no Brasil

Maria Aline Fernandes de Camargo

Resumo


A partir das perspectivas decoloniais este artigo objetiva analisar estratégias político-pedagógicas de descolonização de conhecimentos e currículos, compreender como as ideologias constitutivas da colonização atuam na educação escolar e, assim, apontar algumas possibilidades para a educação das relações étnico-raciais no Brasil. Em primeiro lugar, analisa-se como o capitalismo subordina a educação globalmente. Em seguida, demonstra-se os vínculos entre a difusão dos conhecimentos, a dominação colonial e os efeitos para a elaboração dos currículos escolares. Por fim, evidencia-se que para além das expressões dos projetos modernos e coloniais há outras marcas impressas em todas as manifestações ditas brasileiras e que essas devem constituir-se como bases para se construir outras pedagogias.

Palavras-chave


Modernidade/Colonialidade; Subordinação de saberes; Educação antirracista; Pedagogias engajadas;



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art458

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