Culturas indígenas na escola: desafios e (re)descobertas para uma educação antirracista

Cinthya Verástegui

Resumo


As questões raciais no Brasil explicitam as relações históricas de dominação e lutas dos povos africanos e indígenas, a partir das quais se formou o povo brasileiro. Ao atuar em sala de aula, observou-se a presença de relações preconceituosas e estereotipadas sobre as culturas indígenas pelas crianças, o que motivou o desenvolvimento do presente trabalho. Este ocorreu de maneira qualitativa, por meio da construção compartilhada do conhecimento, desenvolvido entre pesquisas e momentos de práticas culturais. É possível perceber que as visões estereotipadas sobre os povos indígenas, bem como as relações de preconceito, derivam do desconhecimento da ancestralidade das próprias crianças e suas famílias, e da necessidade da formação continuada dos professores que já atuam nas redes de ensino.


Palavras-chave


Identidade cultural; diversidade cultural indígena; educação formal; ensino fundamental



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art450

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