MEU CABELO, MINHA HISTÓRIA" - VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS E NÃO NEGRAS NA ESCOLA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E MEMÓRIAS

Karina Santos Silva

Resumo


Este relato de experiência apresenta uma prática pedagógica no contexto de ensino remoto, após o fechamento das escolas em março do ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O trabalho foi realizado no "ateliescola acaia" e abordaremos o projeto “Meu cabelo, minha história” e sua relação com o trabalho remoto no processo de alfabetização de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental I. O trabalho revelou quantas narrativas as crianças negras e não negras têm a dizer sobre suas vivências, em especial, das crianças negras que deram vozes às situações de racismo vividas desde pequenas, e a urgência da escola em ter o compromisso de garantir no currículo a (re)educação das relações étnico-raciais.

 

Palavras-chave: Educação, Crianças, Racismo.


Palavras-chave


Educação; Crianças; Racismo.



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art449

Apontamentos

  • Não há apontamentos.