Letramento Racial nos anos finais da Educação Básica: uma prática pedagógica a partir da perspectiva da educação antirracista

Marília Alves Facco

Resumo


O objetivo desse artigo é compartilhar uma experiência realizada no ano de 2021, com alunos das séries finais da Educação Básica, em uma escola particular da Zona Norte da cidade de São Paulo. A partir da perspectiva da educação antirracista, esse relato de experiência tem como base a proposição e implementação de uma disciplina eletiva, objetivando, como produto final, o processo de letramento racial para adolescentes em um espaço formal de ensino. Alinhada à BNCC e às Leis 10.639/03 e 11.645/08, esta disciplina corrobora com a formação humana, objetivando uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, uma vez que é uma proposta de ampliação de conceitos e conhecimentos, tanto da história, quanto da realidade social, cultural e política de um país tão miscigenado como o Brasil.


Palavras-chave


Relato de experiência; Autor



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol11.n2.ano2021.art448

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