Educação e relações étnico-raciais: Instrumentos, Ferramentas – Intencionalidade e Propósito

Rogério Salatini de Almeida

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão em tópicos, com abordagem de viés filosófico, que aponta na direção de entender as práticas antirracistas como desdobramentos de elementos maiores nas relações de ensino-aprendizagem: a intencionalidade antirracista e o propósito antirracista. Estes conceitos são atrelados ao “método de cartografias” apresentado sob a ótica da artista educadora Sumaya Mattar, para que se defenda que sejam desvelados pelo modo como propõe a autora. E por fim rascunha uma proposta de diferenciação entre as ideias de ‘combate’ e ‘resistência’, que podem ser entendidas no termo “antirracista”, afirmando que a segunda, tendo por base o pensamento de Gilles Deleuze, é uma forma em devir de prática antirracista, e por isso dotada de uma potência de ato criador.


Palavras-chave


educação; educação antirracista; intencionalidade; propósito; arte educação.



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n1.ano2022.art432

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