O elogio construtivo docente: contribuições para o desenvolvimento moral de estudantes

Danila Di Pietro Zambianco, Juliana de Oliveira Fidalgo Paulo Duarte

Resumo


O elogio é comumente utilizado na instituição escolar a partir da concepção de que é sempre positivo e auxilia na autoconfiança e motivação de quem o recebe. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de livros e artigos científicos a respeito do tema, com base no referencial teórico da psicologia moral construtivista. De acordo com o material pesquisado, foi possível perceber que, quando feito com linguagem descritiva, o elogio pode contribuir para o desenvolvimento moral de estudantes, favorecendo a construção do autorrespeito e da autonomia. Essa forma de elogiar focaliza esforços, ações e sentimentos, em vez de exigir do estudante um produto final que corresponda às expectativas do julgamento externo.

Palavras-chave


Elogio docente. Linguagem descritiva. Linguagem valorativa. Autonomia moral.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol10.n2.ano2020.art420

Apontamentos

  • Não há apontamentos.