Juízos de educadores do Ensino Fundamental: análise do contexto de uma escola municipal de Vitória-ES

Mayara Gama de Lima, Heloisa Moulin de Alencar, Leandra Lúcia Moraes Couto

Resumo


Este artigo buscou descrever o contexto escolar de uma instituição pública de Ensino Fundamental por meio dos juízos de educadores acerca das características da escola e seu entorno, bem como da qualidade das relações sociais, dos principais problemas da instituição e de suas possíveis resoluções. A pesquisa é de delineamento qualitativo e os dados apresentados são provenientes de entrevistas com 14 educadores. A análise do contexto escolar possibilitou a identificação e compreensão de elementos que contribuem para a qualidade da atmosfera e ambiente escolar, destacando os aspectos do cotidiano da instituição que, juntamente da proposição de ações que promovam a qualidade do convívio escolar e o desenvolvimento moral dos alunos, merecem maior atenção.

Palavras-chave


Escola. Convívio escolar. Desenvolvimento moral. Ensino Fundamental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol10.n2.ano2020.art417

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