Instrumentos de avaliação do clima escolar adaptados aos anos iniciais do Ensino Fundamental: evidências de validação

Elvira Maria P. P. Ribeiro Parente, Patricia Unger Raphael Bataglia, Thais São João Castellini

Resumo


A avaliação do clima escolar é de grande relevância para o diagnóstico e planejamento das ações que permeiam as relações e aprendizagem na escola, uma vez que contempla as expectativas e percepções dos grupos que a compõem. O presente trabalho apresenta as primeiras evidências de validação dos instrumentos de avaliação do clima escolar adaptados para estudantes, docentes e equipe gestora de instituições do Ensino Fundamental anos iniciais. Para isso, retoma o conceito de clima, aborda a elaboração dos instrumentos para o Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio e, em seguida, discorre sobre a adaptação dos instrumentos e índices de validação qualitativa e quantitativa provenientes da aplicação dos instrumentos em 15 escolas. Conclui sugerindo continuidade no processo de validação.

Palavras-chave


Clima escolar. Avaliação. Anos Iniciais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol10.n2.ano2020.art415

Apontamentos

  • Não há apontamentos.