Introdução às frações sem simplificações

Paula Monteiro Takada, Mayra Capelossi Luiz

Resumo


Neste artigo, analisamos, com base na Teoria das Situações Didáticas, uma experiência de introdução ao estudo dos números racionais em sua representação fracionária, com uma turma 4o ano do Ensino Fundamental 1, em uma escola privada da cidade de São Paulo. O objetivo era avaliar a viabilidade de apresentar esse conteúdo, sem simplificá-lo, com propostas mais complexas do que as convencionalmente trabalhadas nessa fase. Os alunos foram desafiados a resolver problemas abertos, que demandaram investigações e interações entre os colegas. Nossa hipótese era a de que as atividades simplificadas representavam um obstáculo para a compreensão desse objeto de conhecimento. Como resultado, constatamos em uma avaliação individual que 19 dos 23 alunos se apropriaram do conteúdo abordado.

Palavras-chave


Frações. Racionais. Teoria das Situações Didáticas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art393

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