Pesquisa ação: Fração e Porcentagem

Rosa de Lourdes Iglesias Ribeiro Alonso, Cibele Nair Rosa Erdmann, Juliana Labiapari Pessoa Carvalho

Resumo


O presente artigo busca contribuir com estudos sobre a construção do conceito de porcentagem por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Investiga-se a hipótese de que o trabalho com representações gráficas, a partir de relações de equivalência entre frações unitárias e centesimais, contribui com a construção do conceito de porcentagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em uma perspectiva colaborativa, realizada em uma turma de uma escola da rede particular da cidade de São Paulo. A análise dos dados coletados permitiu concluir que as representações gráficas favoreceram a construção do conceito de porcentagem e significativa reflexão acerca da equivalência entre porcentagens e frações.

Palavras-chave


Didática da Matemática. Pesquisa-ação. Estudo de frações. Representação gráfica. Porcentagem..

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art392

Apontamentos

  • Não há apontamentos.