O desenvolvimento do significado da relação partetodo dentro dos números racionais positivos, tendo como referência a teoria dos Campos Conceituais

Ana Carolina Petreche Harris Sampaio, Andrea Gurgel Marrey

Resumo


Este paper é fruto da investigação das autoras sobre o conhecimento dos números racionais na forma fracionária pelos alunos de 5o ano, no contexto da relação partetodo. É resultado da participação na disciplina “O ensino e aprendizagem dos números racionais” do curso de pósgraduação de Didática da Matemática, no Instituto Vera Cruz. Realizamos uma pesquisa-ação com os alunos do 5o ano da Escola Vera Cruz, no segundo semestre do ano de 2019. Partimos do material do governo de Buenos Aires, “Matemática, fracciones y números decimales 5to grado: apuntes para la enseñanza”, dirigido por Cecilia Parra, e traduzimos as propostas “Las fraciones em los repartos” e “Más repartos”, refletindo sobre a prática, analisando as diferentes estratégias e os recursos que os alunos usavam para solucionar os problemas propostos e como seus erros fazem o professor compreender a forma como estão construindo o pensamento, facilitando o planejamento do caminho a ser trilhado no ensino.

Palavras-chave


Educação matemática. Números racionais. Ensino Fundamental 1. Pesquisa-ação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art390

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