Números racionais no contexto das medidas

Alessandro Aloise de Assis, Sylvia de Arruda Camargo, Viviane Azeredo Noguchi

Resumo


O trabalho tem como objetivo avaliar de que maneira a realização de medidas favorece a compreensão e o uso dos números racionais a partir de elementos visuais e problemáticas relacionadas a uma possível situação real. As atividades foram propostas a alunos de 4o ano de uma escola da rede privada em São José dos Campos (SP). A investigação realizada durante o trabalho foi estruturada na concepção metodológica da chamada pesquisa-ação. As formulações e reformulações foram pautadas tanto na observação e reflexão em relação às respostas dos alunos em cada aula quanto na análise das consignas utilizadas na atividade proposta. As atividades, análises e os encaminhamentos foram pautados em pressupostos da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. O trabalho mostra que a proposta aplicada auxiliou os alunos na compreensão dos números racionais por meio das medidas.

Palavras-chave


Situações didáticas. Frações. Números racionais. Medidas. Milieu.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art389

Apontamentos

  • Não há apontamentos.