A escrita nos procedimentos de resolução de problemas de adição e subtração: um processo construtivo

Susana Wolman

Resumo


Este trabalho analisa o papel desempenhado pela escrita nos procedimentos que os alunos empregam para resolver adições e subtrações. Para tal, nos baseamos em uma pesquisa didática, na qual foram estudadas intervenções docentes e sua implicação na aquisição e no progresso de procedimentos numéricos não convencionais em crianças do primeiro ano da escola primária2 . Uma questão essencial, contemplada no delineamento das situações estudadas na pesquisa citada, é a função que a anotação desempenha. No momento da resolução, pede-se aos alunos que registrem como resolveram o problema. O objetivo disso é estimular que as crianças explicitem seus procedimentos por meio da utilização de seus próprios modos de representação gráfica, e possam relembrar o que foi feito no momento da discussão em grupo, posterior ao da resolução.

Palavras-chave


Pesquisa didática. Escrita. Procedimentos. Intervenção docente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art387

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