Matemática lúdica com pessoas idosas: Estimulando a memória, compartilhando aprendizagens

Maria de Fátima Caldas de Figueirêdo, Zélia Maria de Arruda Santiago

Resumo


Este trabalho discute resultados de atividades lúdicomatemáticas provenientes da realização de uma oficina pedagógica com jogos educativos com mulheres idosas frequentadoras de um Grupo de Convivência Clube de Mães (Campina Grande-PB). A proposta é baseada em reivindicações próprias evidenciadas ao participarem de ações socioeducativas desenvolvidas no Projeto de Extensão “Práticas de letramentos de pessoas idosas no cotidiano: traçando letras, esculpindo textos” (UEPB-PB), como o uso da Matemática para estimular a memória. Pretende-se suscitar reflexões sobre a questão: Os jogos matemáticos (“Jogo da velha”, “Caça números”, “Hexágono mágico” e “Corrida aos trinta”) estimulam as funções cognitivas das participantes? Essa discussão funda-se nas contribuições da Educação Gerontológica (KACHAR, 2001; CACHIONI, 2003) e da Educação Inclusiva (CARVALHO, 2004), ao considerar saberes da Matemática que, usado em jogos, estimulam a memória e compartilham aprendizagens. A discussão norteia-se pela abordagem qualitativa interpretativa ao analisar a participação lúdica das idosas quanto ao desempenho individual e avaliação coletiva. Os encontros revelaram expectativas em relação ao exercício da memória, com atividades lúdico-matemáticas e a reelaboração de saberes matemáticos compartilhados na interação.

Palavras-chave


Mulheres idosas. Jogos matemáticos. Memória. Aprendizagens

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol9.n2.ano2019.art361

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