“Vamos brincar de poesia?”

Giulianny Russo Marinho, Aline Leão

Resumo


O presente relato disserta sobre o trabalho com a poesia desenvolvido com crianças entre 6 e 7 anos, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental 1. Buscamos, por meio de diversas situações de apreciação do texto poético, restituir a poesia ao seu lugar: como prática social dentro da escola; como palavra viva que habilita a construção da subjetividade das crianças enquanto elas brincam com as palavras; como gênero fronteiriço, cujo significado se amplifica à medida que incorpora e é incorporado por outras expressões: artísticas, corporais, lúdicas e como posicionamento diante do mundo; e como expressão que ultrapassa o texto e se manifesta no gesto e na perspectiva de olhar as coisas.

Palavras-chave


poesia, escola, fruição, apreciação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol9.n2.ano2019.art358

Apontamentos

  • Não há apontamentos.