O perfil acadêmico e a visão discente sobre o curso de Ciências Biológicas de uma universidade federal: uma abordagem quantitativa
Resumo
Neste estudo, avaliei o perfil e as perspectivas dos alunos
do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro. Quase 90% dos alunos estimaram
a conclusão do curso para além do oitavo período e aqueles
envolvidos em estágios estimaram maiores períodos para
sua conclusão. Todavia, apenas 49% dos alunos entre
o segundo e quinto período frequentaram estágios. Os
alunos criticaram a qualidade e a organização da grade
curricular, deficiências estruturais e falta de diálogo com os
professores. As questões do curso podem estar prejudicando
o desenvolvimento dos alunos quanto ao aproveitamento das
disciplinas e elevando seu tempo de conclusão. Espero que
os resultados apresentados fomentem o debate sobre o papel
e qualidade das universidades públicas brasileiras.
Palavras-chave: Avaliação de Curso. Licenciatura em
Biologia. Percepção dos Estudantes. Perfil Acadêmico.
Política de Acesso.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol9.n1.ano2019.art349
Apontamentos
- Não há apontamentos.