Ferramentas para ensinar a ler e produzir em mídias digitais

Flora Perelman

Resumo


Mergulhar no mundo da ficção por meio da literatura,
aprender a estudar e participar da vida cidadã significa, hoje,
transitar por experiências nas quais as práticas de leitura,
escrita e oralidade se desdobram no papel e na tela. Nosso
desafio se encontra em explorar as situações de ensino para
que os alunos possam estabelecer um diálogo relevante
com as formas contemporâneas que os papéis do leitor,
escritor, palestrante e ouvinte assumem para se inserirem
em nossa cultura. As pesquisas realizadas na Universidade
de Buenos Aires são destinadas precisamente a investigar
essas situações de ensino.2 Neste artigo, iremos nos deter
na análise de situações relacionadas às práticas de leitura na
internet, em contexto de estudo, e às práticas de produção
digital no ambiente literário, com o objetivo de definir as
condições didáticas necessárias para que os estudantes se
tornem cidadãos da cultura do nosso espaço e tempo.


Palavras-chave


meios digitais; leitura; escrita

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol9.n1.ano2019.art346

Apontamentos

  • Não há apontamentos.