A aquisição da escrita alfabética: um olhar mais criterioso para o processo cognitivo

Michelle Dallacqua da Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é evidenciar as nuances subjacentes ao processo de construção do sistema alfabético de escrita, e como tal conhecimento pode interferir na forma de conduzir o aprendizado didaticamente. Para fundamentar a pesquisa, esse trabalho ancora-se em Ferreiro (2007), Kaufman e Lerner (2015), Quinteros (1997), Vernon (2004) e Weisz (2016) uma vez que essa pesquisa adotou a abordagem qualitativa de análise. A natureza do trabalho é de base bibliográfica juntamente a um estudo de caso. Assim, esse trabalho selecionou também amostras de sondagens como formas de exemplificar as ideias descritas por Ferreiro (2013) e Quinteros (1997). Conclui-se que o conhecimento em relação aos materiais utilizados para observação dos saberes prévios das crianças não é discutido com profundidade na formação inicial e nem em formação continuada e que as intervenções durante o processo de aprendizagem também são regidas pelo nível de compreensão do processo que o professor tem e que são as intervenções que ele realiza que contribuem para o avanço efetivo das crianças em relação ao processo da escrita.


Palavras-chave


Alfabetização; Processo; Aprendizagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art335

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