Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar

Rita Marisa Ribes Pereira, Núbia de Oliveira Santos

Resumo


Este texto propõe uma reflexão sobre as datas comemorativas no planejamento escolar. O caminho escolhido é o da formulação de questões sobre essa prática conduzida pela tese de que o trabalho com as datas comemorativas coloca em pauta conceitos de tempo, de história e de cultura. Que relações o calendário escolar com suas datas comemorativas convencionadas dialoga com o calendário da vida social e cultural mais ampla? Em que medida essa relação fertiliza o diálogo entre escola e cultura? Em que medida esteriliza aspectos da cultura ao reduzi-los a conteúdo escolar? Santo Agostinho, Walter Benjamin, Edward Hall, Caroline Queiroz, Jeanne-MarieGagnebin, Sonia Kramer e Luciana Ostetto, entre outros autores, ajudam a fundamentar as indagações aqui compartilhadas.


Palavras-chave


planejamento escolar; datas comemorativas; tempo; história; cultura.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art332

Apontamentos

  • Não há apontamentos.