A formação de professores e as novas competências gerais propostas pela BNCC

Itale Luciane Cericato, Lauri Cericato

Resumo


Este artigo busca promover um debate sobre as competências gerais propostas pela Base Nacional Comum Curricular, aprovada pelo Ministério da Educação, e sobre possíveis caminhos para a formação de professores. Aponta-se para a necessidade da criação de políticas educacionais que subsidiem um modelo formativo ancorado em experiências que mobilizem leituras de mundo interdisciplinares, condizentes com o que se espera do professor no exercício de sua prática pedagógica para a formação das novas gerações. Sugere-se a exploração de recursos artísticos e culturais que ampliem o capital cultural dos professores, que, articulado aos demais saberes necessários para a atuação docente, favorece uma formação ativa, aberta, plural e conectada aos desafios contemporâneos.


Palavras-chave


Formação de professores; Base Nacional Comum Curricular; Interdisciplinaridade

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art327

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