A escola de educação infantil da UFRJ: um olhar para as práticas democráticas

Patricia Kerschr Bento, Paulina de Almeida Martins Miceli

Resumo


Este artigo traz a discussão sobre práticas democráticas na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ). Acreditamos que nesse espaço são dadas muitas oportunidades às crianças de se verem como sujeitos políticos, capazes de exercerem sua cidadania, possibilitando a elas o reconhecimento do seu lugar ativo na sociedade. O texto refere-se a uma pesquisa qualitativa, ainda em andamento, que tem como metodologia a observação participante proposta por Minayo (2010), reconhecendo a importância do docente, bem como de toda a comunidade escolar, nesse processo de reconhecimento da criança nas decisões da escola. Para este estudo também buscamos aporte teórico em Ligia Aquino (2013), por suas pesquisas voltadas para Unidades de Educação Infantil Universitárias, Peter Moss (2005), por seu estudo sobre práticas políticas democráticas nas escolas de Educação Infantil, e Manuel Sarmento e Maria Cristina Gouvêa (1998), que tratam da cultura da infância.


Palavras-chave


Educação Infantil; Práticas democráticas; Professor mediador.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art321

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