“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil

André Luiz Pancotto, Marisa Vasconcelos Ferreira

Resumo


Este trabalho visa contribuir com as reflexões sobre as práticas pedagógicas que envolvem as linguagens oral e escrita nos contextos de Educação Infantil. Para tanto, analisa interações das crianças na construção de uma narrativa escrita coletiva, tendo como recurso a leitura de um livro de imagens. Na análise, enfatizou-se o olhar para as interações e como estasforam constituindo as soluções do grupo para a narrativa. Foram definidos como eixos de análise aspectos relativos ao pensamento, à fala e ao letramento emergente, além dos gestos que contribuíram com a constituição da situação interativa. Por fim, reflete-se sobre a importância de constituir práticas pedagógicas envolvendo as diferentes linguagens na Educação Infantil, articuladamente e inseridas nas práticas sociais.


Palavras-chave


Interação social; Linguagem verbal; Educação Infantil; Letramento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art309

Apontamentos

  • Não há apontamentos.