Aspectos pedagógicos e administrativos da creche e da pré-escola catarinense

Verena Wiggers

Resumo


O artigo decorre de pesquisa mais ampla que teve como principal objetivo identificar os aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam as proposições pedagógicas para a creche e a pré-escola. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionário, com 73 questões, enviado a todos os municípios do estado de Santa Catarina. As principais conclusões apontam para a insuficiência do conteúdo apresentado nos documentos e, ainda, que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) é o documento mais conhecido e mais utilizado para subsidiar as propostas e as práticas pedagógicas em causa. A pesquisa buscou problematizar as limitações das perspectivas pedagógicas apresentadas, como também dos dados administrativos que constituem a realidade dos municípios catarinenses.


Palavras-chave


Educação; Pré-escolar; Currículo; Prática de ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art291

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