Integração curricular em programas de formação de professores: aspectos do projeto curricular do PEC -Formação Universitária Municípios

Marisa Vasconcelos Ferreira

Resumo


A partir da análise do projeto curricular de um programa de formação docente, buscou-se identificar dispositivos de integração curricular em suas diferentes dimensões. Foram identificados os seguintes dispositivos: caráter interinstitucional do programa, presença contínua de formadores, articulação de diferentes mídias e modalidades de atividades. Observou-se a ausência ou fragilidade de dispositivos, dentre estes: ausência de participação dos formadores e alunos-professores na construção do currículo e ênfase em uma concepção de autonomia individual. A reflexão sobre a experiência indica condições a serem observadas no planejamento de currículos de formação, além de desafios na proposição de políticas educacionais de formação docente pautadas pela integração e continuidade.


Palavras-chave


Formação de professores; Integração curricular; Programa de formação de professores em exercício; Avaliação de programas.

Texto completo:

PDF TABELA


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art289

Apontamentos

  • Não há apontamentos.