Não!

Ercilene Vita

Resumo


Este trabalho visa analisar algumas atividades de alfabetização encontradas na internet. Nessas atividades faz-se o uso de rótulos de produtos variados com o objetivo de ensinar o aluno a ler e a escrever. Tais atividades parecem inicialmente estar em conformidade com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que preconizam o uso de rótulos como gênero adequado para o trabalho sobre a escrita. No entanto, um estudo mais aprofundado do que se encontra disponível acerca dessas atividades na internet demonstra que, de modo geral, o desenvolvimento de um ponto de vista crítico por parte do aluno em relação ao conteúdo ensinado não parece ser privilegiado. Assim, a partir do referencial teórico da Análise do Discurso (Pêcheux e Maingueneau, entre outros) buscamos explicitar o contexto e algumas das condições de produção em que essas atividades on-line se inserem.


Palavras-chave


PCN; Língua Portuguesa; Discurso publicitário; Rótulos; Internet.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art281

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