Educação infantil e avaliação escolar: experiências das crianças com a linguagem

Renata Provetti Weffort Almeida

Resumo


O presente texto tem como objetivo descrever e analisar as experiências das crianças com a linguagem, por meio das avalições escolares. Os dados apresentados são parte de tese de doutorado defendida no ano de 2014. A investigação foi realizada por meio da análise das avaliações das crianças de duas escolas, uma pública e uma privada. Em cada uma das escolas pesquisadas foram selecionadas duas salas de aula, perfazendo um total de quatro salas. Nas duas escolas foram coletados e analisados os instrumentos que envolvem o processo de avaliação das crianças. A perspectiva teórica tem como referência os estudos dos pensadores da teoria crítica da sociedade, sobretudo os que tratam da formação e experiência. Tais conceitos contribuem para a compreensão dos processos pelos quais ocorre a formação do indivíduo – neste caso a formação das crianças – e as possibilidades
de experiência oferecidas pela escola. Em linhas gerais, a conclusão da presente pesquisa é a de que, tendencialmente, as avaliações expressam uma perspectiva padronizada e predeterminada do desenvolvimento das crianças, em detrimento da possibilidade de experiências formativas que visem à reflexão e à formação. Desse modo, as atividades realizadas pelas crianças, mediadas pelos professores, pontam para o empobrecimento da experiência com a linguagem, pela redução do repertório linguístico, devido à priorização da realização de sondagens de escrita.

Palavras-chave


Educação Infantil; avaliação escolar; linguagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art215

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