Aprender a pesquisar: ato que ressignifica a aprendizagem e mobiliza a construção de novos saberes

Solange Maria Rodrigues Alberto

Resumo


A metodologia de trabalho com pesquisa junto a crianças e adolescentes teve sua origem a partir das discussões sobre as práticas educacionais e as adversidades impostas no cotidiano, o que possibilitou reconfigurar o papel do educador como mediador de aprendizagens e sujeito que faz a mediação entre a informação e o conhecimento. Compreende-se o ato de aprender como a soma de experiências significativas, considerando processos educativos que se voltam para a apropriação de saberes informacionais na contemporaneidade. A atividade foi organizada na elaboração do Plano de Pesquisa Individual e como principal resultado destaca-se a experiência consolidada, que reafirma a necessária vinculação do sujeito com atos afirmativos e criativos e vem se mostrando eficaz em romper com o tradicionalismo, buscando referendar uma ação educativa que coloca sujeitos como protagonistas e criadores de cultura, ressignificando experiências e percursos.

Palavras-chave


educação; pesquisa; mediação; autonomia; dispositivos informacionais

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol5.n1.ano2015.art204

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