Métodos e procedimentos utilizados na educação especial na perspectiva da educação inclusiva

Ariane Martins Santos, Maria do Rosário de Fátima Rodrigues

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi conhecer os métodos e procedimentos utilizados na educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de um estudo de caso. Participaram oito professoras e um aluno com deficiência visual de uma classe do 7º ano do ensino fundamental de uma instituição de ensino regular privada. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores e o aluno participante, além de uma observação de cada disciplina. Os resultados evidenciaram a insuficiência de métodos e de procedimentos eficazes na inclusão desse aluno. Os profissionais da educação dessa instituição não se mostraram conhecedores dos recursos que podem utilizar para desenvolver um trabalho com os alunos com necessidades educativas especiais. Pôde-se perceber que o processo de inclusão se encontra ambivalente, pois é exposto e discutido na organização escolar, mas os indivíduos que fazem parte dessa instituição não a praticam por falta de conhecimento e insegurança.

Palavras-chave


métodos; procedimentos; inclusão escolar

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol4.n1.ano2014.art158

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