A metodologia do trabalho pessoal: uma proposta inclusiva de ensino para o aluno com deficiência intelectual

Maria Luiza Gabriel da Silva, Eliana Maria Ormelezi

Resumo


Este artigo apresenta reflexões sobre a educação inclusiva a partir de um estudo a respeito da metodologia de ensino adotada em uma escola particular do Estado de São Paulo que visa ao atendimento à diversidade de alunos. Na escola pesquisada, o ensino fundamental está organizado em dois momentos distintos: aula coletiva (AC) e trabalho pessoal (TP). Nas situações de aprendizagens durante o TP, objeto do estudo aqui em pauta, os alunos têm a possibilidade de atendimento individualizado com os professores. Assim, o objetivo desta pesquisa de campo foi analisar como tal metodologia pode ser efetiva e coerente em relação ao atendimento da proposta da educação inclusiva, enquanto estratégia de intervenção para os alunos com deficiência intelectual. Para refletir sobre essa questão, foi realizada uma entrevista com uma das diretoras do ensino fundamental e foram feitas intervenções a partir de observações com um aluno com deficiência intelectual matriculado no 6o ano e ainda não alfabetizado. Os resultados da pesquisa mostraram que a metodologia do TP pode contemplar intervenções possíveis para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual na perspectiva da educação inclusiva, sendo este um caminho em construção que requer trabalho em equipe.

Palavras-chave


trabalho pessoal; deficiência intelectual; educação inclusiva

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol2.n2.ano2012.art103

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