Professores pensando sobre neurociência e educação

Claudia Lopes da Silva

Resumo


A educação tem demonstrado entusiasmo em relação às descobertas da neurociência, provavelmente com base na expectativa de aplicá-las à escola em busca de uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Essa parceria, no entanto, precisa ser vista com cautela, pois ainda é distante o espaço entre o laboratório e a sala de aula. Em tal cenário, são bem-vindas as iniciativas de aproximação que privilegiem uma postura reflexiva, evitando cair na tentação de buscar respostas fáceis para as complexidades enfrentadas pela escola atual. O presente artigo relata uma experiência nesse sentido, discutindo a visão de professoras participantes de um curso de extensão sobre a temática, realizado em dez encontros, sob o recorte teórico da psicologia histórico-cultural de Vigotsky. Trata-se, portanto, de um olhar para as descobertas da neurociência a partir da perspectiva da educação, e espera-se que, a partir deste estudo, possa-se contribuir para iluminar tal relação de uma forma crítica no que se refere à possibilidade de interlocução.

Palavras-chave


neurociência e educação; psicologia histórico-cultural

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol2.n2.ano2012.art100

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