Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Veras?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Orientações aos autores
A Revista Veras é uma publicação eletrônica semestral que tem como escopo a publicação de trabalhos acadêmicos abordando pesquisas, debates, resenhas de publicações e relatos de experiências na área da Educação. Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, e somente serão aceitas inscrições pelo sistema eletrônico.
A Revista Veras recebe para publicação artigos redigidos em português, espanhol e inglês. As contribuições escritas em idiomas estrangeiros devem ser submetidas já revisadas em seu idioma de origem e, após a sua aprovação, serão traduzidas para o português e os textos revistos pelos autores. Os artigos em espanhol serão publicados no idioma de origem.
Estamos indexados atualmente nas seguintes bases de dados: Internacionais: LatindexPKP e Google Scholar. Nacionais: Portal LivRe! e Diadorim.

Normas para submissão
É necessário se cadastrar previamente no sistema da Revista Veras e preencher os dados pessoais antes de submeter quaisquer artigos, relatos de experiência ou resenhas (http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/user/register).
As colaborações serão avaliadas previamente pelo Comitê Editorial, que encaminhará ao corpo de pareceristas da Revista Veras aquelas que considerar adequadas aos critérios da publicação. As contribuições serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios: relevância do tema; relação com a área da Educação; coerência do texto; adequação dos argumentos; novidade dos resultados; adequação ortográfica e adequação da fundamentação teórica.
Para os critérios desta publicação, entende-se por artigos aqueles trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original. Relatos de experiências são comunicações e descrições de atividades realizadas no campo educacional. Resenhas são análises críticas de livros, periódicos recentemente publicados, dissertações e teses pautadas para o público específico de profissionais da área da Educação.
Os artigos devem conter entre 30000 e 50000 caracteres com espaço (resumo e bibliografia inclusos).
As resenhas devem ter até 12000 caracteres com espaço.
Cabe aos pareceristas recomendar a aceitação, a recusa ou a reformulação dos trabalhos. Neste último caso, os textos deverão retornar aos avaliadores para que estes confiram as adequações sugeridas. Os avaliadores consultados terão, no mínimo, o título de doutor e pertencerão a instituições científicas diversas. Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo.

Procedimentos para a apresentação dos trabalhos

Na apresentação do original, deverá ser observada a seguinte estrutura:
a. Título e subtítulo do artigo: até duas linhas.
b. Resumo e palavras-chave: o resumo não deve ultrapassar 800 caracteres (com espaço) e as palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser, no máximo, cinco (05). Para a redação e o estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028: 2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O resumo, o título e as palavras-chave devem ser apresentados também em inglês.
c. Corpo do texto: não deve haver identificação autoral.
d. Referências bibliográficas: os autores devem obedecer a NBR-6023/2002, da ABNT, sendo as referências bibliográficas ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências de até três autores, todos devem ser citados, separados por ponto e vírgula. Em referências com mais de três autores, deve-se citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos. Veja abaixo alguns exemplos de referências:

  • Livro de autor único: AUTOR. Título: subtítulo. Edição (somente a partir da segunda edição). Local de publicação (cidade): Editora, data. Número de páginas ou volumes. (nome e número da série, se houver, e separados por ponto e vírgula.)
    Exemplo: DELEUZE, G. Lógica do sentido. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. (Estudos, 35.)
  • Dois a três autores: AUTOR 1; AUTOR 2; AUTOR 3. Título: subtítulo. Edição (somente a partir da segunda edição). Local de publicação (cidade): Editora, data. Número de páginas ou volumes. (nome e número da série, se houver, e separados por ponto e vírgula.)
    Exemplo: BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Traduzido por Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 1999. 357 p.
  • Capitulo em livro: AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: ORGANIZADOR(ES) DO LIVRO (Orgs.). Título do livro: subtítulo do livro. Edição (somente a partir da segunda edição). Local de publicação (cidade): Editora, data. Indicação de volume, páginas inicial-final da parte.
    Exemplo: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
  • Artigo publicado em periódico: AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação (cidade), n.º do volume, n.º do fascículo, páginas inicial-final, mês (abreviado), ano.
    Exemplo: ALAVA, Séraphin. Uma abordagem pedagógica e midiática do ciberespaço. Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre, ano 7, n.26, p. 8-11, maio/jul. 2003.
  • Artigo em periódicos on-line: AUTOR. Título do artigo. Título da publicação seriada, local, volume, número, mês ano. Paginação ou indicação de tamanho. Disponível em: . Acesso em: data (dia, abreviatura do mês com três letras e ano).
    Exemplo: SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: <www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.
  • Publicações eletrônicas: AUTOR (se houver). Denominação ou título e subtítulo (se houver) do serviço ou produto. Indicação de responsabilidade. Disponível em: < endereço >. Acesso em: data (dia, abreviatura do mês com três letras e ano).
    Exemplo: SALAZAR, Carlos. Um castigo educativo. Histórias edificantes UOL. Disponível em: <http://sitededicas.uol.com.br/hist07.htm>. Acesso em: 1 maio 2010.
  • Legislação (constituição, leis, decretos, portaria, resolução etc.): JURIDIÇÃO (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas). Título, numeração, data completa. Título da publicação, Local de publicação (cidade), n.º do volume, n.º do fascículo, páginas inicial-final, ano.
    Exemplo: BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais (1ª a 4ª série): ciências naturais. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Fundamental, 1997. 136 p.
  • A citação indireta (apud) é feita pelo nome do autor original seguido da expressão apud e do nome do autor da obra consultada, que deverá estar nas referências bibliográficas.
    Exemplo: “O conhecimento do mundo não apenas reflete o mundo objetivo, mas o cria (LENIN, apud PEREIRA, 2004). A principal diferença...”

e. Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo, antes dos dados gerais de afiliação do(s) autor(es).
f. Materiais gráficos: fotografias, desde que nítidas e indispensáveis à compreensão do texto, e gráficos deverão ser escaneados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. A nomenclatura para este tipo de material deve ser: Figura (com a primeira letra maiúscula) seguida de numeração progressiva separando-se por hífen. Exemplo: Figura 1 – Local da experiência.
g. Recomenda-se indicar em nota de rodapé, na página onde forem citadas, as informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados, uma vez que estas não devem ser incluídas na lista de referências;
h. Uma Declaração de Originalidade será enviada por email aos autores cujos artigos, relatos de experiência e resenhas forem aprovados, a qual deve ser devolvida devidamente assinada.

Anuência com os critérios da Revista Veras
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Veras, o autor concorda com os seguintes termos:
a. Será o dono dos direitos autorais sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem direito a remuneração.
b. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista ou da instituição que a mantém.
c. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.

Procedimentos de aprovação e revisão final
a. Após a submissão do trabalho on-line e sua aprovação pelos pareceristas, o(s) autor(es) recebe(m) uma versão do trabalho em formato Microsoft Word para revisão semifinal.
b. O artigo aprovado e revisto pelos autores será transformado em formato PDF (Formato de Documento Portátil - Acrobat/Adobe) pela equipe de Editoração.
c. Os autores receberão a versão final de suas colaborações, em formato PDF, já submetidas à revisão gramatical, para a aprovação definitiva.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição submetida à avaliação para possível publicação na Revista Veras, não foi publicado anteriormente e nem se encontra sob a avaliação de nenhum outro periódico.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2 MB).
  3. URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.