A aquisição das habilidades de escrita: uma perspectiva do desenvolvimento cognitivo

Ronald T. Kellogg, [Tradutora] Cláudia Ribeiro Mesquita

Resumo


Em geral, as habilidades de escrita se desenvolvem no curso de mais de duas décadas, conforme a criança amadurece e aprende a usar recursos composicionais cada vez mais complexos, passando pela adolescência até o início da vida adulta. O escritor iniciante progride do estágio de conhecimento reportado ao estágio de conhecimento transformado, característico de escritores adultos. Escritores profissionais avançam ainda para um estágio de qualificação do conhecimento especializado, em que as representações do conteúdo planejado pelo autor do texto e as da interpretação do texto pelo provável leitor são frequentemente manipuladas na memória de trabalho. O conhecimento transformado e sobretudo o conhecimento especializado possivelmente ocorrem apenas quando há disponibilidade de atenção executiva suficiente para proporcionar alto grau de controle cognitivo para manter as representações múltiplas do texto, bem como a concepção do conteúdo, a geração do texto e a revisão do texto e do conteúdo. Devido aos limites de capacidade da atenção executiva, tal controle depende da redução de exigências desses processos de escrita sobre a memória de trabalho, por meio do amadurecimento e do aprendizado. Propõe-se que os estudantes possam aprender melhor as habilidades de escrita em programas de ensino e aprendizagem cognitiva que enfatizem a prática deliberada.


Palavras-chave


habilidades de escrita; escritores profissionais; desenvolvimento cognitivo; memória de trabalho; ensino.

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