Conhecimento e autonomia Oferecer ensino de qualidade para adultos que não tiveram a oportunidade de estudar em outro momento de sua vida é o objetivo principal do projeto, que busca propiciar aos alunos atividades em que se sintam valorizados e respeitados em suas características e necessidades. Os educadores no Ilha são mediadores da construção de um conhecimento que se forma no encontro da experiência do educando com a formalização escolar. Neste projeto, cabe ao aluno assumir a responsabilidade pelo processo de aprendizagem, usando sua capacidade de reflexão, disponibilidade e força para o retorno ao ambiente escolar. O Ilha de Vera Cruz oferece Alfabetização para jovens e adultos em aulas organizadas em uma sala multisseriada, projeto inspirado pela Escola da Ponte, em Portugal. Modalidades organizativas O trabalho metodológico do Ilha considera as modalidades organizativas e, neste segundo semestre de 2018, a proposta está definida da seguinte maneira: Sequências didáticas de Língua Portuguesa e Matemática São sequências de atividades que propiciam uma progressão de conhecimentos em cada área e têm a duração de um bimestre, totalizando oito aulas. Os temas tratados estão relacionados aos interesses dos adultos participantes. Previamente, uma sondagem será realizada. Atividades permanentes
São propostas que têm uma regularidade na rotina
Cantos: atividades distribuídas em quatro mesas, com o objetivo de proporcionar autonomia, troca de experiências e saberes, além de incentivar o raciocínio lógico e o conhecimento de possibilidades diferenciadas de aprendizagem. Os instrumentos são: jogos de mesa (percurso, baralho, uno, xadrez, dama etc.), quebra-cabeças, palavras cruzadas, caça palavras, tangram, artes e artesanato, livros, revistas e gibis, dentre outros. Acontece uma vez por semana, às segundas-feiras, e tem a duração de 1 hora. Leitura de jornal: atividade semanal, que também acontece às segundas-feiras, logo após os cantos, com a duração de 1 hora. Os alunos são convidados a explorarem o jornal do dia (físico ou online). Em seguida, são realizados vários desdobramentos a partir da discussão das notícias, além de debates acerca de diferentes gêneros textuais e registros. Empréstimo de livros: atividade semanal que consiste no empréstimo de livros da biblioteca do Vera. Esta ação tem o intuito de promover a leitura, efetuar registros no caderno individual e específico, além de estimular a disseminação de informações entre os colegas. Sarau: importante momento de confraternização e compartilhamento de conhecimentos. Ocorre no final de cada semestre e favorece a interação, o reconhecimento e a oratória. Cada aluno, voluntário ou familiar pode se expressar da maneira que desejar (cantando, dançando, declamando, tocando algum instrumento, lendo etc.) para socializar com os participantes e enriquecer o aprendizado em conjunto. A atividade pode estar articulada com a divulgação do produto final do projeto. Atividade planejada para um semestre, realizada uma vez por semana. No primeiro semestre de 2018, o tema foi Nelson Mandela. Já no segundo semestre, a temática escolhida é Percurso Eleitor no Brasil, considerando os períodos históricos e enfatizando o exercício da cidadania, direitos e deveres. Trata-se de uma sequência de atividades sobre o assunto em questão, abordando outras áreas do conhecimento, tais como: História, Geografia, Ciências, Sociologia e Filosofia. Um “produto final” é elaborado ao longo do projeto, com a finalidade de uso social. Neste semestre, o produto será uma folhinha/calendário de 2019 —, já que a proposta é considerar a questão do tempo, relacionar o assunto com os períodos históricos no Brasil e retratá-los artisticamente por meio da criação dos alunos. |