Criador do logotipo do Vera Cruz faz 60 anos de carreira |
03 Dez 2013 |
Para comemorar os 60 anos de carreira do designer Alexandre Wollner, a Dan Galeria, em São Paulo, apresenta a exposição Série constelações – obras recentes de Alexandre Wollner, com trabalhos recriados digitalmente pelo artista, pioneiro do design no Brasil.
Para o Vera Cruz, o nome de Wollner tem um significado especial: ele é o criador do atual logotipo da instituição, elaborado a partir de um estudo que integra fragmentos das formas visuais significativas no tempo do descobrimento e dos sinais gráficos adotados pelo Vera Cruz desde a sua fundação. O símbolo criado pelo artista agrupa um sinal em forma de espiral ou labiríntico, com predominância da figura em V. O seu significado representa expansão e progressão, segundo o autor.
Os desenhos de Wollner possuem características em comum, como o rigor geométrico, o cuidado com a proporção e a objetividade. Cada detalhe é pensado e escolhido com precisão, fazendo com que empresas comuniquem ideias, valores e conceitos. Além da mostra em São Paulo, o Museu de Arte Aplicada de Frankfurt dedica ao designer a maior exposição já realizada sobre seu trabalho. E não é à toa que a Alemanha o homenageia, pois foi na Escola Superior da Forma, em Ulm, Alemanha, que o artista entendeu a função do design. Defensor da ideia de que o design deve, acima de tudo, atender às necessidades das pessoas, Wollner se tornou reconhecido por trabalhos como o símbolo do Banco Itaú e as embalagens das sardinhas Coqueiro. Série constelações – obras recentes de Alexandre Wollner
Dan Galeria – Rua Estados Unidos, 1 638
De 23 de novembro a 18 de dezembro de 2013
Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábado, das 10h às 13h
Entrada franca
|