Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Defesa ou oposição
16 Out 2019
 O trabalhador rural vai ganhar menos, mas, pelo menos, ele vai ganhar alguma coisa.

O que nós defendemos é que essa reforma é amplamente cruel, porque pessoas vão morrer sem verem sua aposentadoria.

Trata-se de uma discussão no Senado sobre a reforma da previdência no Senado? Não. São os alunos da 3ª série do Ensino Médio, em mais um debate promovido pela disciplina de Redação. A atividade aconteceu no dia 2 de outubro, e teve a participação do time de competição do USP Debate.

A professora Claudia Bergamini explica que a troca de ideias segue o modelo inspirado no Parlamento Britânico. Os alunos estudam um tema da atualidade previamente e ficam sabendo se ocuparão posição de defesa ou oposição apenas no dia do debate. “Todos estudam argumentos a favor e contra as proposições. Com isso, os argumentos ficam mais estruturados, a escuta mais ativa, e o debate, mais democrático. E, depois, tudo isso se reflete no texto escrito que eles produzem”, diz ela.

Para Ana Bergamin, coordenadora do EM, “o exercício da argumentação oral é uma característica marcante do trabalho do Vera na área de Linguagem”.  Atividades assim já acontecem no Ensino Fundamental e se intensificam no no 9º ano, quando a área de Ciências Humanas organiza um grande debate multidisciplinar. “Durante três dias, os alunos exercitam argumentos em relação a diversos temas, escolhidos por eles mesmos muitos deles bastante complexos e controversos”, conta agora Daniel Helene, coordenador do 6º ao 9º ano. 

Veja alguns trechos do debate no vídeo.
 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Material escolar e uniformes

Acesse aqui o sistema de venda online de material escolar e uniformes. Antes de efetuar sua compra, lembre-se: é provável que seu/sua filho/a reutilize boa parte do seu próprio material no ano que vem. Consulte a relação de pastas e fichários utilizados em cada série neste link.

 

 

 

notícias

Para salvar o planeta
16 Dez 2020
 Impactados pelas notícias sobre a produção de gases poluentes, a poluição...
+
Expocine
14 Dez 2020
 “O que eu não quero esquecer”, vídeo concebido pela equipe do G4 que...
+
Novos rumos
12 Dez 2020
  “O que eu não quero esquecer” é uma produção do Vera...
+
Dia de entrega
11 Dez 2020
  Depois do emocionante encerramento virtual de ontem à noite, os alunos da 3ª...
+
De dentro para fora
11 Dez 2020
Resultado de muitas conversas, ideias e vários encontros virtuais, o projeto de arte urbana da...
+
Water: global issue
04 Dez 2020
 O quanto o aprendizado do inglês pode adicionar às pesquisas sobre as diversas questões...
+
Água: perguntas e desafios
01 Dez 2020
 “Como a vida humana e de outros seres vivos é afetada pela poluição...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 20/11: dia letivo (lembramos que o feriado da Consciência Negra foi antecipado pela Prefeitura).
  • 18/12: encerramento do ano letivo.