Defesa ou oposição |
16 Out 2019 |
![]() “O que nós defendemos é que essa reforma é amplamente cruel, porque pessoas vão morrer sem verem sua aposentadoria.” Trata-se de uma discussão no Senado sobre a reforma da previdência no Senado? Não. São os alunos da 3ª série do Ensino Médio, em mais um debate promovido pela disciplina de Redação. A atividade aconteceu no dia 2 de outubro, e teve a participação do time de competição do USP Debate. A professora Claudia Bergamini explica que a troca de ideias segue o modelo inspirado no Parlamento Britânico. Os alunos estudam um tema da atualidade previamente e ficam sabendo se ocuparão posição de defesa ou oposição apenas no dia do debate. “Todos estudam argumentos a favor e contra as proposições. Com isso, os argumentos ficam mais estruturados, a escuta mais ativa, e o debate, mais democrático. E, depois, tudo isso se reflete no texto escrito que eles produzem”, diz ela. Para Ana Bergamin, coordenadora do EM, “o exercício da argumentação oral é uma característica marcante do trabalho do Vera na área de Linguagem”. Atividades assim já acontecem no Ensino Fundamental e se intensificam no no 9º ano, quando a área de Ciências Humanas organiza um grande debate multidisciplinar. “Durante três dias, os alunos exercitam argumentos em relação a diversos temas, escolhidos por eles mesmos — muitos deles bastante complexos e controversos”, conta agora Daniel Helene, coordenador do 6º ao 9º ano. Veja alguns trechos do debate no vídeo.
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