Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Um mergulho na cultura Pataxó
23 Set 2019
 Em sua passagem por São Paulo, Tapurumã, cacique Pataxó da Aldeia Mãe Barra Velha, na Bahia, participou de encontros com alunos e professores do Vera. 

No Ensino Médio, a experiência de dialogar com um representante de uma cultura bastante diversa da nossa – a cultura Pataxó – que carrega consigo outra visão da natureza, da sociedade e da vida, foi marcante. Os alunos souberam mais sobre as relações das populações indígenas com o Estado brasileiro, os receios e traumas advindos do contato com os brancos, o exercício não coercitivo do poder de um cacique e as formas de regulação moral sem punição, que vigora naquela sociedade. Para o professor de filosofia José Auri “foi uma experiência deveras estimulante do pensamento e enriquecedora da abertura do nosso narcisismo etnocêntrico para o diálogo com o inteiramente outro, ou quase outro, uma vez que os nossos indígenas são tão brasileiros quanto nós”. Rituais de iniciação, práticas medicinais e uso de ferramentas e armas indígenas também foram temas que permearam o bate-papo. 

No Verão, o cacique Pataxó se reuniu com as crianças do 3º ano do Fundamental, que não pouparam perguntas para saciar sua curiosidade: “Como é a casa de vocês?”; “Vocês jogam futebol?”; “Tem escola na aldeia?”; “Vocês plantam ou compram os alimentos?”; “Quanto tempo demora para fazer um cocar?”. Tapurumã mostrou instrumentos musicais indígenas e fez uma demonstração do uso da zarabatana, arma utilizada antigamente para caça. Para encerrar o encontro, as crianças vivenciaram um ritual de canto e dança praticado em sua aldeia. 

O diálogo sobre o universo indígena se estendeu para a Unidade Dona Elisa, onde o convidado participou de uma rica roda de troca com os educadores do G5, 1º e 2º ano. Citando o professor Boaventura de Souza Santos, em uma entrevista ao cantor Caetano Veloso, a coordenadora Angela Fontana lembrou: “Precisamos aprender com esses, que foram desprezados por muito tempo, os vencidos. Dar lugar para a epistemologia do Hemisfério Sul, nos aproximar de culturas que, apesar de pouco conhecidas por vários de nós, nos constituem e ampliam a possibilidade de nos entender e entender ‘os mundos’.” Assim, segundo ela, “vamos alargando nossa escuta e encontrando caminhos, cada vez mais efetivos, para sustentar os processos de aprendizagens vividos na Escola”.

Veja, na nossa página do Facebook, alguns momentos do encontro.
 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Material escolar e uniformes

Acesse aqui o sistema de venda online de material escolar e uniformes. Antes de efetuar sua compra, lembre-se: é provável que seu/sua filho/a reutilize boa parte do seu próprio material no ano que vem. Consulte a relação de pastas e fichários utilizados em cada série neste link.

 

 

 

notícias

Para salvar o planeta
16 Dez 2020
 Impactados pelas notícias sobre a produção de gases poluentes, a poluição...
+
Expocine
14 Dez 2020
 “O que eu não quero esquecer”, vídeo concebido pela equipe do G4 que...
+
Novos rumos
12 Dez 2020
  “O que eu não quero esquecer” é uma produção do Vera...
+
Dia de entrega
11 Dez 2020
  Depois do emocionante encerramento virtual de ontem à noite, os alunos da 3ª...
+
De dentro para fora
11 Dez 2020
Resultado de muitas conversas, ideias e vários encontros virtuais, o projeto de arte urbana da...
+
Water: global issue
04 Dez 2020
 O quanto o aprendizado do inglês pode adicionar às pesquisas sobre as diversas questões...
+
Água: perguntas e desafios
01 Dez 2020
 “Como a vida humana e de outros seres vivos é afetada pela poluição...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 20/11: dia letivo (lembramos que o feriado da Consciência Negra foi antecipado pela Prefeitura).
  • 18/12: encerramento do ano letivo.